Livros/Capítulos

Título: Tecendo Biografias e Memórias de Leituras: Cartas de Pós-Graduandos à bell hooks e Paulo Freire

Descrição: O livro é uma coletânea comovente de 18 cartas reflexivas organizadas em três seções. Cada carta dialoga com as obras de bell hooks e Paulo Freire, abordando temas profundos relacionados à educação como prática de liberdade e à transformação de uma realidade injusta. A obra é uma potente reflexão sobre a educação crítica e amorosa, engajada com a luta por direitos e a resistência à opressão.

Leia o livro completo: Acesse aqui

Título: Formação Humana, Políticas e Práxis Sociais: Articulações Teórico-metodológicas nas Pesquisas em Educação

Descrição: O livro “Formação humana, políticas e práxis sociais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa, reúne pesquisas sobre a educação contemporânea. Os capítulos exploram políticas educacionais, relações entre campo e cidade, trabalho, sustentabilidade e expressões artísticas, focando na emancipação dos sujeitos coletivos.

O prefácio destaca a importância da solidariedade e da esperança em tempos desafiadores, como a pandemia de COVID-19, e propõe uma pedagogia dialógica e transformadora. Dedicado a Paulo Freire, o livro convida à reflexão sobre os desafios da educação e busca novas perspectivas para enfrentar as adversidades do campo educacional.

Leia o livro completo: Acesse aqui

Título: PEDAGOGIA UFV: 50 ANOS de memórias e desafios (1971-2021)

Descrição:

A obra “Pedagogia UFV: 50 Anos de Memórias e Desafios (1971-2021)” celebra meio século do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa. Composta por artigos e relatos, aborda a trajetória do curso, suas configurações teóricas e metodológicas, e a diversidade de experiências ao longo dos anos.

Dividido em partes, o livro explora temas como políticas educacionais, currículo e formação profissional, além de trazer reflexões sobre a vivência acadêmica de docentes e discentes. Com contribuições de professores e ex-alunos, a obra oferece um mosaico de impressões e reflexões que destacam os desafios e conquistas do curso, enriquecendo a compreensão histórica e social da formação pedagógica na UFV.